
Sign up to save your podcasts
Or


No Livro da Lei, em Mateus 7:13,14, está escrito: “13- Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Trago essa citação para fazermos uma reflexão sobre nossa Ordem, pois a vejo desta forma.
Tenho a Maçonaria como uma Escola de Vida, onde aprendi e formei meus princípios e valores, bem como minha vida familiar, social e profissional.
Nossa porta de entrada e estreita e nosso caminho apertado, pois buscamos sempre, a cada dia, ser melhor que o dia anterior, caminhando sempre no aperfeiçoamento do caráter e elevação dos nossos sentimentos de Fé, Esperança e Amor, na longa escada (estrada) da Vida. E convenhamos isso não é fácil, por isso o caminho é apertado.
Nas oportunidades que tenho, sempre menciono que Maçonaria é para homens fortes, pois são muitos os desafios que temos que superar todos os dias. Não basta querer ser Maçom. O Homem que pretende iniciar em nossa Ordem deve ter aptidão pelos fundamentos, princípios e valores que nos orientam, caso contrário, não sobreviverá entre nós. Será um Profano de avental.
Por isso a importância de uma boa sindicância e explanação ao candidato de todas as questões envolvidas com a iniciação dele na Ordem.
Se a porta de entrada é estreita e o caminho apertado, a porta de saída é larga e o caminho espaçoso, pois como citado em Mateus, para as coisas mundanas e profanas, é tudo mais fácil e a princípio agradável e prazeroso, todavia, não é por esse caminho que alcançamos a plenitude e a tranquilidade do Espírito.
É através dos degraus da escada de Jacó que iremos alcançar a Verdadeira Luz, praticando as Virtudes da Fé, Esperança e Amor. Quem nos orienta nesta caminhada são os ensinamentos que colhemos através das instruções, atos e ações da nossa querida Ordem.
Desta forma, além do pretenso candidato ter aptidão para ingressar na Ordem, necessário é que durante o caminho (como mencionado, é apertado), deverá ter uma boa formação nos ensinamentos, através de instruções bem aplicadas e explanadas, e principalmente, compreendidas pelos novos Irmãos, sob pena, de no meio deste caminho, optar por outro mais fácil, mais espaçoso.
Assim, meus Irmãos e nobres leitores, é importantíssimo que as Instruções sejam muitas bem explanadas e seus ensinamentos explicados, fazendo uma ligação da mensagem que elas nos trazem, para aplicação em nossas vidas, pois assim procedendo, os conteúdos serão entendidos e os Irmãos compreenderão a magnitude de nossa Ordem.
Fundamental então, a participação dos Veneráveis Mestres e Mestres nesta formação do Homem Maçom, para que ele compreenda o porquê da nossa Ordem, e perpetue nela, como muito que compreenderam e estão, e permanecem conosco, ao longo de toda sua vida, até a partida para o Oriente Eterno.
Saudações Fraternais!!!
Valdir Massucatti.
Eminente Grão-Mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do E. Santo
By Luiz Sérgio F. CastroNo Livro da Lei, em Mateus 7:13,14, está escrito: “13- Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Trago essa citação para fazermos uma reflexão sobre nossa Ordem, pois a vejo desta forma.
Tenho a Maçonaria como uma Escola de Vida, onde aprendi e formei meus princípios e valores, bem como minha vida familiar, social e profissional.
Nossa porta de entrada e estreita e nosso caminho apertado, pois buscamos sempre, a cada dia, ser melhor que o dia anterior, caminhando sempre no aperfeiçoamento do caráter e elevação dos nossos sentimentos de Fé, Esperança e Amor, na longa escada (estrada) da Vida. E convenhamos isso não é fácil, por isso o caminho é apertado.
Nas oportunidades que tenho, sempre menciono que Maçonaria é para homens fortes, pois são muitos os desafios que temos que superar todos os dias. Não basta querer ser Maçom. O Homem que pretende iniciar em nossa Ordem deve ter aptidão pelos fundamentos, princípios e valores que nos orientam, caso contrário, não sobreviverá entre nós. Será um Profano de avental.
Por isso a importância de uma boa sindicância e explanação ao candidato de todas as questões envolvidas com a iniciação dele na Ordem.
Se a porta de entrada é estreita e o caminho apertado, a porta de saída é larga e o caminho espaçoso, pois como citado em Mateus, para as coisas mundanas e profanas, é tudo mais fácil e a princípio agradável e prazeroso, todavia, não é por esse caminho que alcançamos a plenitude e a tranquilidade do Espírito.
É através dos degraus da escada de Jacó que iremos alcançar a Verdadeira Luz, praticando as Virtudes da Fé, Esperança e Amor. Quem nos orienta nesta caminhada são os ensinamentos que colhemos através das instruções, atos e ações da nossa querida Ordem.
Desta forma, além do pretenso candidato ter aptidão para ingressar na Ordem, necessário é que durante o caminho (como mencionado, é apertado), deverá ter uma boa formação nos ensinamentos, através de instruções bem aplicadas e explanadas, e principalmente, compreendidas pelos novos Irmãos, sob pena, de no meio deste caminho, optar por outro mais fácil, mais espaçoso.
Assim, meus Irmãos e nobres leitores, é importantíssimo que as Instruções sejam muitas bem explanadas e seus ensinamentos explicados, fazendo uma ligação da mensagem que elas nos trazem, para aplicação em nossas vidas, pois assim procedendo, os conteúdos serão entendidos e os Irmãos compreenderão a magnitude de nossa Ordem.
Fundamental então, a participação dos Veneráveis Mestres e Mestres nesta formação do Homem Maçom, para que ele compreenda o porquê da nossa Ordem, e perpetue nela, como muito que compreenderam e estão, e permanecem conosco, ao longo de toda sua vida, até a partida para o Oriente Eterno.
Saudações Fraternais!!!
Valdir Massucatti.
Eminente Grão-Mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do E. Santo