O Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, na Amazônia, em meio às discussões sobre a Margem Equatorial, a também chamada Amazônia Azul. A conferência, que chegou a ser apontada como "COP da verdade" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serviu de termômetro dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil. Ainda em 2025, a Amazônia registrou o menor índice de desmatamento da história, assim como o Cerrado brasileiro. No entanto, o garimpo ilegal ainda é um grande desafio, ameaçando territórios e povos originários. O Brasil vive um impasse na agenda ambiental brasileira? Quais são os avanços e obstáculos? E as conquistas e derrotas? Para debater o assunto, convidamos Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); e Pedro Plastino, especialista em negócios climáticos e créditos de carbono. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.