Malhete Podcast

QUEM SOU?


Listen Later

Por Irmão Valdir Massucatti

Queridos Irmãos!!!

Nos últimos meses, tenho conversado com os Irmãos e percebi que teremos grandes desafios para superar, em razão da pandemia. Como mencionado na Carta de Sergipe, emitida por ocasião da 50ª Assembleia da Conferência da Maçonaria Simbólica do Brasil-CMSB, passaremos por um momento de reconstrução de toda sociedade, e com nossa Ordem não será diferente.

Neste momento é preciso termos equilíbrio em todas as dimensões, quer mental, física e espiritual.

Com relação ao equilíbrio mental, de forma especial, a questão emocional. Temos cinco componentes da Inteligência Emocional. Autoconhecimento, Autocontrole, Automotivação, Empatia e Relação interpessoal.

Recentemente escrevi sobre a Empatia, hoje, vou falar sobre outro componente importantíssimo, sobretudo neste momento. O Autoconhecimento.

Quem sou? Não se canse de fazer essa pergunta. Se pretende encarar um desafio que virão e vence-los, vai precisar olhar para dentro de si, descobrir seus desejos, medos, interesses e seus limites.

Deepak Chopra, nos diz que: “Quando você descobre sua natureza essencial, quando sabe realmente quem é, encontra toda a sua potencialidade”

O Autoconhecimento é a capacidade de reconhecer e compreender seus estados internos, emoções, bem como, seus efeitos sobre as outras pessoas. Conhecer suas forças e seus limites e ter certeza de seu próprio valor.

As características dessas pessoas são: Autoconfiança, Autoavaliação realista, segurança pessoal, identidade e autoestima.

Nossa Ordem tem como objetivo justamente fazer com que a gente se conheça e se aperfeiçoe a cada dia.

Na verdade, a Maçonaria, como já disse em várias oportunidades, é uma escola de vida, ela nos proporciona uma busca incessante de nos conhecermos melhor e nos aperfeiçoarmos, ponto fundamental para uma vida melhor. Ela nos orienta no sentido de nos tornarmos pessoas melhores, para fazer o bem a outras pessoas.

Kahlil Gibran, filósofo e poeta libanês, nos diz em seu livro "A Filosofia da Lógica” que "o conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido de conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu".

Por isso é recomendável de tempos em tempos você se faça essa pergunta: Quem sou? É importante a gente se conhecer, saber dos nossos limites, medos, nossos potenciais, talentos, enfim, conhecer-se, e em se conhecendo, aperfeiçoar-se.

Lao Tsé menciona que “quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser", pois somente conhecendo-se a si mesmo e despojando-se do que é inútil, do que é prejudicial, chega-se ao aperfeiçoamento, deixando para trás uma parte do que até então se era e abrindo espaço para tornar-se o que poderia ser, sendo que talvez seja por isto que o próprio Lao Tsé também nos diz que "aquele que conhece os outros é sábio, mas aquele que conhece a si próprio é iluminado",

Assim meus queridos Irmãos, nossa Ordem tem esse propósito, essa finalidade, fazer com que nos conheçamos e desta forma, procurarmos nos aperfeiçoar através das obras da Arte Real.

Saudações Fraternais!!!

Valdir Massucatti.

...more
View all episodesView all episodes
Download on the App Store

Malhete PodcastBy Luiz Sérgio F. Castro