Obra Fechada

T003 - OF#034 - Amor à Flor da Pele de Wong Kar-Wai com Priscila Xavier

Listen Later

Um território diferente de seu país, dividindo-se e equilibrando-se entre dois sistemas. Uma dicotomia econômica e cultural, que abriga diferenças e contradições, torna-se o pano de fundo utilizado para contar a história de um 'não-casal'. Uma história que antecipa a fluidez dos afetos discutidos por Bauman e problematiza Hong Kong de outro tempo. 

Hoje falaremos de sentimento. De amor, e sobretudo da solidão. Como esses sentimentos podem ser tão ligados e aparentemente tão próximos?  Como seguir uma trilha condenada, onde se pode transformar no que mais se teme? Como se dá a solidão acompanhada, face ao esfacelamento das relações? E sobretudo, como uma obra cinematográfica ambientada nos anos 1950, lançada nos anos 2000, pode discutir com tanta pertinência as idas e vindas das relações humanas. 

O tema de hoje é Faa yeung nin wa ou "Amor à flor da pele" sétimo longa metragem do diretor chinês Wong Kar-Wai, lançado nos anos 2000. Um filme que brinca com o tempo e o espaço, e dentro de sua atmosfera de sonho e cores exuberantes, mostra a crueza da vida cotidiana. 

E para conversar comigo sobre um dos meus filmes prediletos eu trouxe a minha amiga, historiadora, programadora do Sesc Santo André, mestre pela ECA-USP, mestre pela Universidad Carlos III de Madrid - Priscila Xavier

Boa audição. 

29/outubro/2021 

#filme #movie #film #hongkong #wongkarwai #inthemoodforlove #amoraflordapele #obrafechada #chinesemovie  #podcast #romance #faayeungninwaa

...more
View all episodesView all episodes
Download on the App Store

Obra FechadaBy Marcelo Fonseca