Obra Fechada

T006 - OF#057 - Vá e Veja de Elem Klimov com Felipe Jacó (Aetia Editorial & Doenças Tropicais Podcast)

Listen Later

Olá você que chegou. Esse é o Obra Fechada, um podcast sobre livros, discos e audiovisuais e de discussão sobre essas peças tão presentes em nossas vidas. Nesse episódio falaremos da construção de narrativas que vêm acompanhadas de produtos culturais. Como nossos sentimentos são moldados através dos filmes que assistimos? Como nosso entendimento da história, dos eventos da humanidade podem ser alterados, dependendo da perspectiva do diretor em determinado filme? É possível que exista alguma obra cultural completamente isenta de ideologia?

O mote para tentar responder essas questões é provavelmente o filme de guerra definitivo. Uma película que mostra uma realidade brutal e violenta, e deixa um grito de nunca mais no ar. O tema de hoje é "Idi i smotri" ou em bom português brasileiro "Vá e veja" longa metragem soviético, dirigido por Elem Klimov e lançado em 1985. E para fazer o bate bola comigo, eu trouxe o meu amigo e mente por trás da Aetia Editorial e Doenças Tropicais Podcast : Felipe Jacó.

Programa gravado em 22/fev./2023.

REFERÊNCIAS:

Come and See (1985): Klimov's Intimate Epic  - Lloyd Michaels (Quartely Review of Film and Video)

Klimov’s “Come & See” as a Work of Cinematic Response - Laura Brubaker

Interview with Elem Klimov by Ron Holloway  - Kinema

Come and See? The Power of Images and International Criminal Justice - Immi Tallgren

Trauma, guerra e arte: um estudo de caso do filme Vá e veja e sua relação com o culto da Grande Guerra Patriótica na União Soviética | Jorel Musa de Noronha Lemes e Rafael Licinio Tavares

War as a Protagonist: Philosophical Problems in the film Come and See by Elem Klimov* R.V. Gulyaev National Research University Higher School of Economics, Moscow, Russia

#obrafechada #podcast #filme #cinema #elemklimov #vaeveja #cinemasoviético #sovieticmovie #comeandsee #váeveja #uniaosoviética #urss #grandeguerrapatriótica #antifascismo #idriismotri #aetiaeditorial #doençastropicais

...more
View all episodesView all episodes
Download on the App Store

Obra FechadaBy Marcelo Fonseca