O episódio número 1 do leituras tenta, de maneira tímida, trabalhar um dos textos mais essenciais da literatura brasileira. "Direito à literatura", de Antonio Candido revela uma preocupação original e extremamente visionária: seria a literatura um direito humano?! Em contraposição, trabalhamos com a introdução do texto "Por que ler os clássicos?", de Ítalo Calvino, onde o autor trabalha uma das melhores conceituações da palavra "Clássico" e lança não só uma alegoria para pensar a posição desses livros nas nossas vidas, mas também agrega um debate aprofundado sobre a história e a função dessas obras no cânone histórico e social da humanidade. AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO EPISÓDIO SÃO: CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de
Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011. / CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das letras, 1993 [p. 09 - 16]. BORA OUVIR?!