Por Irmão Valdir Massucatti
Nos últimos meses, tenho conversado com os Irmãos e percebi que teremos grandes desafios para superar, em razão da pandemia. Como mencionado na Carta de Sergipe, emitida por ocasião da 50ª Assembleia da Conferência da Maçonaria Simbólica do Brasil-CMSB, passaremos por um momento de reconstrução de toda sociedade, e com nossa Ordem não será diferente.
Neste momento é preciso termos equilíbrio em todas as dimensões, quer mental, física e espiritual.
Com relação ao equilíbrio mental, de forma especial, a questão emocional. Temos cinco componentes da Inteligência Emocional. Autoconhecimento, Autocontrole, Automotivação, Empatia e Relação interpessoal.
Recentemente escrevi sobre a Empatia, hoje, vou falar sobre outro componente importantíssimo, sobretudo neste momento. O Autoconhecimento.
Quem sou? Não se canse de fazer essa pergunta. Se pretende encarar um desafio que virão e vence-los, vai precisar olhar para dentro de si, descobrir seus desejos, medos, interesses e seus limites.
Deepak Chopra, nos diz que: “Quando você descobre sua natureza essencial, quando sabe realmente quem é, encontra toda a sua potencialidade”
O Autoconhecimento é a capacidade de reconhecer e compreender seus estados internos, emoções, bem como, seus efeitos sobre as outras pessoas. Conhecer suas forças e seus limites e ter certeza de seu próprio valor.
As características dessas pessoas são: Autoconfiança, Autoavaliação realista, segurança pessoal, identidade e autoestima.
Nossa Ordem tem como objetivo justamente fazer com que a gente se conheça e se aperfeiçoe a cada dia.
Na verdade, a Maçonaria, como já disse em várias oportunidades, é uma escola de vida, ela nos proporciona uma busca incessante de nos conhecermos melhor e nos aperfeiçoarmos, ponto fundamental para uma vida melhor. Ela nos orienta no sentido de nos tornarmos pessoas melhores, para fazer o bem a outras pessoas.
Kahlil Gibran, filósofo e poeta libanês, nos diz em seu livro "A Filosofia da Lógica” que "o conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido de conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu".
Por isso é recomendável de tempos em tempos você se faça essa pergunta: Quem sou? É importante a gente se conhecer, saber dos nossos limites, medos, nossos potenciais, talentos, enfim, conhecer-se, e em se conhecendo, aperfeiçoar-se.
Lao Tsé menciona que “quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser", pois somente conhecendo-se a si mesmo e despojando-se do que é inútil, do que é prejudicial, chega-se ao aperfeiçoamento, deixando para trás uma parte do que até então se era e abrindo espaço para tornar-se o que poderia ser, sendo que talvez seja por isto que o próprio Lao Tsé também nos diz que "aquele que conhece os outros é sábio, mas aquele que conhece a si próprio é iluminado",
Assim meus queridos Irmãos, nossa Ordem tem esse propósito, essa finalidade, fazer com que nos conheçamos e desta forma, procurarmos nos aperfeiçoar através das obras da Arte Real.